quinta-feira, 4 de julho de 2019

"O mal do algorítimo"

Com a 3ª Revolução Industrial, mais conhecida como Revolução Técnico-Científica, o uso de tecnologias começou a crescer exponencialmente, assim como o número de usuários da Internet, que possui um mecanismo denominado algoritmo, capaz de analisar o que o usuário gosta ou procura, mandando-o para lugares reconhecíveis, Atualmente, entretanto, esse mecanismo vem causando uma grande problemática, uma vez que a população brasileira não consegue analisar o que chega de informações, seja por uma falta de senso crítico por parte da sociedade, seja por uma má gestão governamental.

É indubitável o fato que a falta de senso crítico facilita a manipulação do usuário no meio virtual,. Segundo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, então se o ser humano não foi educado a distinguir entre o que é real e o que é meramente comercial, ou seja, entre o que ele quer e o que é melhor para ele, ele vai ser manipulado pelos dados da Internet. Sendo assim, é necessário que a população amplie e melhore seu senso crítico a fim de evitar cair em ilusões virtuais.

Ademais, é impossível negar que o Governo possui um papel importante na filtragem de informações virtuais. Como John Locke afirma, o ser humano ao nascer é como uma folha em branco, e, conforme vai vivendo, preenche-a com suas experiências. Assim também funciona a vida na Internet, conforme o usuário vai recebendo informações, ele vai preenchendo sua folha com essas, sejam elas manipulatórias ou não. Portanto, cabem ao Governo a filtragem e fiscalização dessas informações, permitindo assim com que o usuário preencha sua folha virtual com informações não influenciadas. 

Assim, para que o comportamento do usuário não seja mais manipulado pelos algoritmos, é necessário que o Governo atue de forma a controlar o que deve ser eliminado ou não das vias virtuais, e que o Ministério da Educação crie campanhas para conscientizar a população dos efeitos negativos do controle de dados de Internet. Com isso, a gestão governamental deverá melhorar, assim como o senso crítico populacional, fazendo com que a população brasileira consiga analisar o que chega de informações em sua vida virtual.





Letícia Rafaela Perez Batista

3ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª. Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário