terça-feira, 24 de abril de 2018

Palestra “Educar no século XXI: o papel da parceria indissociável entre a família e a escola”

O palestrante Marcos Raggazzi inicia sua fala nos informando que seus conhecimentos se baseiam em vários estudos científicos, mas principalmente na sua vivência tanto enquanto pai de família e profissional.

Propõe-nos a pensar: “O Que É Educar?”. Engloba três aspectos:
• 1º - Oferecer informações: são conjuntos de dados, a geração atual possui muitas informações instantâneas, mas não com qualidade, o papel do educador (pais e escola) é fornecer informações com qualidade e benéficas.
• 2º - Ensinar a processar os dados das informações: relacioná-los.
• 3º - Gerar conhecimento.

Papel da escola é também escolarização, mas não a única função. É também gerenciar comportamentos, extinguindo comportamentos inadequados, estimulando comportamentos positivos e inibindo comportamentos negativos. A aprendizagem se dá através de experimentações, o papel da escola é proporcionar ambientes e situações seguras para que as experiências aconteçam, experiências que não teriam se não estivessem na escola. O apoio e parceria da família de confiar nos profissionais e propostas da escola são fundamentais. Estamos juntos formando cidadãos com valores tão necessários atualmente. Enfim desenvolver habilidades, gerar competências (saber fazer bem).

Uma boa educação busca desenvolver tanto “Operações Mentais”, que são verbos de comando (sintetizar, analisar, deduzir, refletir, etc.) como “Habilidades não Cognitivas” (autonomia, sociabilidade, estabilidade emocional, resiliência, curiosidade, perseverança e criatividade). Ensinar o autocontrole, o controle dos impulsos, gestão do estresse, autodisciplina e automotivação, definir metas, planejamento e organização. A criança e o adolescente devem tomar decisões responsáveis (identificação e resolução de problemas, análises de cenários, responsabilidades ética e avaliação de resultados).

Afinal “Quem Educamos?” somos seres emocionais, seres de faltas, queremos o máximo de carinho e atenção, buscamos sempre amor, temos a necessidade de sermos aceitos e amados. Necessitamos de limites seguros.

A educação se baseia nos “Pilares da Educação do Século XXI”:
• Aprender a conhecer;
• Aprender a fazer;
• Aprender a ser;
• Aprender a conviver.

Assim, este é o nosso desafio da Educação no Século XXI, teremos melhores resultados com a parceria, a confiança e o apoio entre família e escola.


Texto escrito pela Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Mônica Scalia a respeito da palestra com o Diretor Pedagógico Executivo do Grupo Bernoulli Marcos Raggazzi que foi realizada no dia 10/04/2018 no Centro de Convenções do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário