sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Colégio Nossa Senhora das Dores na História de Uberaba


Colégio Nossa Senhora das Dores - Saída das alunas - Praça Tomás Ulhoa
(Bairro Nossa Senhora da Abadia - 1930) Fonte: Arquivo Público

Nome Atual: Colégio Nossa Senhora das Dores
Nome Anterior: Colégio Nossa Senhora das Dores
Fonte:
Arquivo Público de Uberaba
Autor Fotógrafo: J. Schroden
Referência: Colégio Nossa Sra. das Dores
Data: 1930

Histórico - Colégio Nossa Senhora das Dores
Sob a proteção de Nossa Senhora das Dores (a imagem da Santa se encontrava na Santa Casa, acolhendo as irmãs) o Colégio Nossa Senhora das Dores, em 16 de Outubro de 1885, iniciava a sua trajetória de lutas e conquistas, buscando a cada ano, renovar sua proposta educacional face às exigências do mundo.

Dez meses após a chegada das primeiras irmãs dominicanas a Uberaba, o grupo foi acrescido de mais cinco e em pouco tempo vieram mais sete. A demanda por educação era grande e o número de alunos crescia a cada dia.
O espaço reservado às salas de aula tornava-se pequeno e as irmãs já buscavam outro local para se instalarem.

Uma área no "Largo da Misericórdia", hoje Praça Tomás Ulhoa foi adquirida. A grande dificuldade, porém, era a falta de recursos financeiros para enfrentar uma construção. O auxílio veio, graças à generosidade de muitas famílias Uberabenses e do apoio fraterno e também financeiro dos padres Dominicanos.

Em cinco de Agosto de 1893 foi lançada a pedra fundamental do prédio que iria abrigar irmãs e alunos. Em 1895, a 30 de dezembro, o novo prédio foi solenemente inaugurado.
Hoje, após esta longa caminhada, nos seus 124 anos de educação, num trabalho exclusivo e ininterupto, dedicado à infância e à juventude, o Colégio Nossa Senhora das Dores continua honrando a coragem e a determinação de suas primeiras educadoras Missionárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário