segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Colégio Nossa Senhora das Dores: 126 anos de história....

Fonte: Arquivo Público de Uberaba
Autor Fotógrafo: Desconhecido
Referência: Colégio Nossa Sra. das Dores - Data: 1950


Colégio Nossa Senhora das Dores.
Este nome evoca uma história mais do que centenária e um desfile de heroínas anônimas, que, num trabalho exaustivo e silencioso, deram tudo de si para que Uberaba tivesse, hoje, este Colégio, orgulho das muitas gerações que por aqui passaram. A sua história remonta o ano de 1885, com a chegada das seis primeiras Irmãs Francesas designadas para o Brasil. Aqui, na realidade de Uberaba, elas deram início aos preparativos para abrir algumas classes que pudessem atender crianças e jovens, especialmente as menos favorecidas.


Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado / Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Ônibus do Colégio N.S. Dores - Data: 1957
Em outubro do mesmo ano, no prédio da Santa Casa de Misericórdia, adaptado para a instalação da Escola, as portas se abriram para acolher as seis primeiras alunas. Aos poucos, este número foi aumentando, exigindo mais recursos humanos. Dez meses após a chegada das primeiras Irmãs, o grupo foi acrescido de cinco e, um pouco mais tarde, vieram outras sete. O espaço reservado às salas de aula, junto à Santa Casa, também se tornava pequeno e as Irmãs já buscavam outro local. Dez anos após, em setembro de de 1895, as Irmãs se instalavam no novo prédio, que foi solenemente inaugurado em 30 de dezembro do mesmo ano.
Desde a sua fundação até 1966, o Colégio manteve ao lado do regime externato, o internato, que acolhia anualmente centenas de jovens, a maioria, filhas de fazendeiros, advindas do Triângulo Mineiro, do Alto do Paranaíba e até do estado de Goiás. Na década de 1970, o Colégio que era exclusivamente feminino, abriu-se em 1973, para acolher crianças e jovens do sexo masculino. Os cursos ministrados eram os seguintes: Pré-escolar, Primário, Colegial e Normal.

Ano: 2011
Foto: School Picture

Foto: School Picture

Hoje, carregando 126 anos de história, empenhado num trabalho ininterrupto exclusivo, dedicado à infância e juventude, o Colégio tem buscado, sempre, adaptar-se aos métodos educacionais modernos, dentro de uma visão histórico-crítica da realidade. Convencido da dignidade da pessoa humana e das dimensões que a tornam educável, o Nossa Senhora das Dores preconiza uma Educação Libertadora, tendo como meta a realização plena e atuante de seus educados como sujeitos da história e cidadãos do futuro.


Foto: School Picture

Fotos da Missa em Ação de Graças pelos 126 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário