segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

"Diário do Peixinho dourado"

 Atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano "A" sob a supervisão da 
Professora Euripa Alcântara.

Balança para lá, balança para cá, até que cheguei a um lugar que eu nunca havia morado antes. A sala do 1º ano das Professoras Euripa e Ivanice, o endereço para onde fui enviado.

Fiquei um pouco assustado. Pensei, será que conviver com 19 (dezenove) crianças, professora e auxiliar, daria certo? Criei coragem e enfrentei o desafio.

Para a minha surpresa, fui recebido com festa. Já comecei a ficar mais animado. A professora conversou com os alunos e todos queriam me dar carinho e atenção. Olhava fora do aquário e aquela quantidade de crianças me observando.

Os dias se passaram. As férias chegaram. Fui conhecer a casa da professora Euripa. Naqueles dias frios, não passei muito bem. Em um deles fazia tanto frio que a professora teve que aquecer um pouco de água e colocar no aquário. Por pouco tive hipotermia. São e salvo retornamos à escola.

As crianças ficaram felizes ao me rever. E eu, feliz ao vê-las e ouvir tantas coisas boas que me contaram. Elas tiveram saudades de mim. Nesse momento senti que já fazia parte da turma.

Logo deram um jeito de me arrumar um nome. A votação foi inusitada. Cada nome que eu até estremecia dentro do aquário. Depois de tanta apuração, recebi o nome de Peixinho Dourado. Ah! Foi outra festa. Só faltaram comes e bebes. Que turma animada!

Chegou o final de semana, quando fui convidado para conhecer a casa dos colegas. Oba! Passeio, visita? O que esta professora estava pensando? Não seria estranho sair da sala para passear?

Quanta surpresa!!! Sem saber, ouvi alguns dizerem:

__ Nossa, será que daremos conta de cuidar do Peixinho Dourado?

__Olha professora, na minha casa não temos animais e nem costume de cuidar deles, será que daremos conta?

__ Cuidamos bem do peixinho até lavamos o aquário.


__ Será que o peixinho não vai ficar estressado nesse vai e volta para as casas?

Ah!!! Teve também quem foi comprar comida para o peixe e esqueceu o cartão, teve que pegar comida com o comerciante. Teve criança que chorou para que eu fosse para a casa dela. Tive um final de semana de aventura. Fui até Araxá e conheci a casa da vovó Marli. Passei pela ponte do rio Araguari.

Sei que, nas idas e vindas, vi tanta coisa, ouvi e aprendi. Penso que alegrei, dei trabalho e fui amigo, fiz a minha parte. Afinal ninguém precisou ficar acordado à noite para cuidar de mim.

Na sala de aula também fiz a minha parte. Nadava, brincava e até dormia. Um dia ouvi as crianças dizendo:

__ Falem baixo, o peixe está dormindo!

Aprendi muitas lições. A maior delas é que tudo começa no coração. Eu aprendi a amar os meus colegas.

Estou pensando no próximo ano. Será que vou continuar com a turma ou vou ficar no 1º ano? Ouvi um colega dizer que ama o colégio, quer estudar aqui para sempre. Ao perguntarem para a professora, ela disse que também ama o colégio. O colega respondeu dizendo que a professora nunca vai sair da escola porque sempre repete o 1º ano, ela precisa passar de ano para um dia sair da escola.

Ou, será que vou com vocês para o 2º ano? Se acompanhar vocês a professora vai ficar sozinha, mas preciso crescer. Ajude-me a pensar no que for melhor para mim.

Um beijão do colega Peixinho Dourado 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário