segunda-feira, 25 de agosto de 2014

"Dia da Família": Encontro do Ensino Fundamental 1

Texto escrito pela Irmã Maria Helena Salazar

“Gostaria de servir-me das palavras do Papa Francisco que afirma em uma de suas homilias: a família cristã reza, conserva a fé e vive a alegria.
 

A oração em família é a primeira característica fundamental da vida de uma família cristã. Quero ser realista, perguntando: como se faz no mundo de hoje para se encontrar um tempo para reunir a família em oração? 

Sobretudo, neste mundo agitado, onde é difícil a família encontrar, até mesmo um espaço para o lazer, a refeição juntos, os momentos em família.
 

Mas temos que reconhecer, mais do que nunca que temos necessidade de Deus, de sua misericórdia, de sua presença na família. Precisamos achar os espaços, o tempo para a família.
 

Não se trata de quantidade, mas de qualidade da oração, do lazer, dos encontros. Um Pai Nosso refletido, uma dezena do terço, lembrar uma passagem do Evangelho, um Salmo, etc...
 

A oração fortifica a família. Esta é um santuário de fé que deve ser partilhado através do testemunho de vida, do acolhimento da partilha, da abertura aos outros. A família cristã que reza transmite alegria, alegria de estar juntos, paz e muito amor. Tudo isso vem da harmonia profunda que se conquista todos os dias. Só a oração e a fé em Deus são capazes de criar harmonia nas diferenças, nos conflitos, nas dificuldades.
 

Deus deseja que cada família seja morada acolhedora de bondade, de carinho para as crianças, os idosos, os doentes, para quem vive sozinho e para os necessitados. Gestos, atitudes, coração aberto para os outros, é a oração que toda família deve buscar. É a oração que mais agrada a Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário