segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "Manipulação sob violência"


A Constituição de 1988 garante que indivíduo seja livre para agir e se expressar, no entanto, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet fere diretamente a Carta Magna, pois priva o indivíduo de sua liberdade de acessar a internet de acordo com sua vontade. Essa manipulação ocorre devido à falta de senso crítico e à má gestão das políticas públicas, que não são capazes de impedir tal problemática.

De fato, a manipulação do indivíduo no meio cibernético ocorre pela falta de senso crítico da população, causada pela ineficiência da educação e impedindo a percepção dessa manipulação. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”, ou seja, a educação é fator fundamental para que essa problemática seja evitada, pois a educação desenvolve no indivíduo criticidade diante da realidade, tornando-o capaz de distinguir se realmente está sendo manipulado.

Ademais, outro agravante para a manipulação na internet é a má gestão de políticas públicas, que é ineficaz tanto na prevenção, quanto na atuação. Tal manipulação se encaixa no termo de violência simbólica, de Pierre Bourdieu, uma vez que oprime um grupo, mas não há nenhum tipo de contestação pelos oprimidos. Dessa forma, a gestão adequada das políticas públicas é um importante caminho para amenizar essa problemática, já que haverá conhecimento dessa opressão.

Diante do exposto, para amenizar a manipulação do comportamento do indivíduo, é necessário melhorar o sistema educacional, além de conscientizar a população através de palestras e aulas realizadas pelo governo sobre o tema e como evita-lo, possibilitando assim o discernimento da população sobre o assunto. Apenas assim é possível inibir a violência simbólica de Bourdieu e tornar possível o indivíduo idealizado de Kant.


Robert Ferreira Cunha

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário