terça-feira, 10 de maio de 2011

Conheça cinco criadores mortos pela própria invenção

Uma grande invenção pode fazer qualquer profissional entrar para a história. Algumas, por outro lado, podem ser fatais. O site Neatorama fez uma seleção de cinco inventores importantes que morreram por culpa de suas próprias criações.

Li Si
A história do chinês Li Si é mais antiga e ainda mais mórbida. Enquanto chanceler da dinastia de Qin, entre os anos de 246 e 208 a.C., o influente político inventou uma técnica de punição chamada de “As cinco dores”. A vítima tinha primeiramente o nariz cortado, depois uma das mãos e, em seguida, um dos pés. O próximo passo era castrar o torturado e, por último, corta-lo ao meio na altura da cintura. O homem era deixado lá, para morrer de tanto sangrar.

Li Si tinha muita influência durante o governo dos dois primeiros imperadores com quem trabalhou. Porém, quando o segundo morreu e um terceiro assumiu, sua força ficou balançada. Para tentar converter a situação, o chanceler passou a manipulador o imperador ao suicídio, ato que foi delatado por uma pessoa próxima. Li Si foi condenado por traição e morreu em 208 a.C. por meio da mesma técnica que inventou.

Fonte: Revista Galileu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário