sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio: Isabela Pessoa

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade - e muitas expectativas do que vem por aí...

Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Jeito de menininha, Isabela é toda meiga e delicada. Bem tranquila e com sorriso largo no rosto, a adolescente apresenta determinação nas palavras e uma certa saudade no olhar...

Nome completo
Isabela Pessoa Finholdt Valim

Idade
17 anos

Como é conhecida no CNSD?
Isa

Desde quando estuda no colégio?
Desde os 5 anos.

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Nossa... como vou descrever?!
Por um lado é muito bom, mas também é muita pressão! Morar sozinha em outra cidade, não ter ninguém conhecido por perto é um pouco assustador. Sair do CNSD,  é deixar uma parte da minha vida pra trás, são 12 anos de história. É tudo muito confuso... é complicado explicar.

O que pretende cursar e onde?
Quero fazer Direito na USP - Largo São Francisco - já que é a Federal mais conceituada do Brasil, neste curso. Tenho isso como meta, ter uma ótima formação pra gerar mais oportunidades para o meu futuro.

Qual a expectativa para 2012?
Acredito que será um ano muito difícil, com muita responsabilidade, longe da família. É o início de uma vida nova... daí surge um pouco de medo... e se não for o que eu imaginei, e se eu não conseguir, e se eu quiser voltar pra casa?
Determinada, Isabela completa: Eu não gostaria de morar em São Paulo, mas eu quero o melhor!

Do que mais sentirá saudade?
Saudade de alguns professores que eu me apeguei nestes anos. Sentirei saudade da Leninha, da Eliane Fácio e do Donaldo - aliás - lembro-me como se fosse hoje de querer ir pra sala do Donaldo só pra perder aula... risadas...
Sentirei muita falta dos colegas e do ambiente colégio - grande parte do meu dia, da minha vida foi dentro do CNSD.

Veja abaixo a escolha de Isabela para 2012:
Sobre o curso "Direito"
Uma carreira de muito estudo e provações espera os interessados no mundo da justiça. O Direito é uma profissão que vê com bons olhos os graduados em escolas tradicionais -aquelas que têm os vestibulares mais disputados-, aplica três vezes por ano um exame que define quem entra no mercado de trabalho e exige dos profissionais uma infinidade de concursos.

O Brasil tem hoje 532.219 advogados, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A média é de um advogado para cada 352 habitantes. A maioria deles, 179.740, é filiada à seccional de São Paulo da Ordem. Em seguida vêm os registrados no Rio de Janeiro, e, em terceiro lugar, o quadro de advogados de Minas Gerais.

Os advogados são os profissionais mais numerosos no mundo da Justiça brasileira. Para efeito de comparação, há cerca de 17.000 juízes em todo o país, segundo dados da Associação Brasileira de Magistrados (ABM).

A universidade
Os cursos de graduação duram cinco anos, e as principais disciplinas estudadas são direito penal, processual e civil, constitucional, tributário e administrativo, direito do trabalho e direito do consumidor, além de criminologia, legislação, economia e filosofia.
Ler de tudo
A função do advogado (do latim "ad vocatus", que significa "o que foi chamado") é fazer aconselhamento jurídico. Ele pode trabalhar como autônomo ou em grandes escritórios, nas áreas criminal, penal, cível, trabalhista, e outras diversas. Invariavelmente, leva trabalho para casa.

"Normalmente, trabalha-se mais de oito horas e, às vezes, nos fins de semana", conta Jarbas Machioni, advogado há 25 anos, que preside a Comissão de Assuntos Institucionais da OAB. "Desde o estágio já é assim", afirma. "O trabalho envolve muita pesquisa, redação e leitura de tudo, tudo o que traga cabedal à carreira do advogado", alerta, lembrando a frase de Pontes de Miranda: "Quem se contenta em ler lei é um louco, um criminoso que o código esqueceu de enquadrar."Em menor número, porém não com menos importância, figuram na Justiça os promotores, que atuam nos ministérios públicos recebendo denúncias e promovendo a investigação de pequenos e grandes casos. "O promotor é uma espécie de ombudsman - com muitas aspas - da sociedade", destaca Marcelo Vigliar, autor de livros sobre o trabalho, que exerceu por 14 anos em São Paulo. "O promotor, no Brasil, tem uma função bastante distinta do que no resto do mundo, porque o Ministério Público ganhou força muito grande no Congresso a partir da Constituição de 1988 e conseguiu acumular funções importantes."Uma das atividades é receber o público para ouvir denúncias. Se o caso diz respeito somente a quem buscou orientação, o promotor deve encaminhar a pessoa a um advogado ou outra autoridade. "Mas se a pessoa for denunciar que uma empresa está derramando ácido num rio, por exemplo, o promotor deve pegar o caso para si e dar continuidade no Ministério Público".Numa outra ponta estão os juízes, profissionais que seguem a magistratura. São cerca de 17.000 no país, segundo a Associação Brasileira de Magistratura (ABM). Ao juiz cabe julgar os casos levantados pela Justiça. A carreira pode ser feita nos âmbitos municipal, estadual e federal, e os cargos são concursados. Um recém-aprovado em concurso para juiz federal, por exemplo, começa a carreira como juiz substituto, com salário de R$ 10.055,40.

Fonte: G1


Sobre a USP - Largo São Francisco
Em 1827, poucos anos após a proclamação da Independência do Brasil, foi criada a Academia de Direito de São Paulo, como instituição-chave para o desenvolvimento da Nação. Era pilar fundamental do Império, pois se destinava a formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado. Tais desígnios não demoraram a se realizar e a presença dos bacharéis logo se fez sentir em todos os níveis da vida pública nacional, tanto nos quadros judiciários e legislativos como nos executivos.

Da Faculdade de Direito, de seus estudantes ou de seus egressos, partiram os principais movimentos políticos da História do Brasil, desde o Abolicionismo de Joaquim Nabuco, Pimenta Bueno e Perdigão Malheiro e do Movimento Republicano de Prudente de Moraes, Campos Salles e Bernardino de Campos até a campanha das Diretas Já de Ulysses Guimarães e Franco Montoro. Ao longo do tempo, dela emergiram nove Presidentes da República, vários governadores, prefeitos e outras incontáveis figuras de proa.

Desde o início, a Academia de Direito instalou-se no Largo de São Francisco, no velho convento, que datava do século XVI e cujas respectivas igrejas ainda existem. Sem nunca deixar esse lugar pleno de significados, foi na década de 1930 que para ela se construiu um novo edifício, amplo e monumental. O projeto, de autoria de Ricardo Severo, sucessor de Ramos de Azevedo, representou a própria criação do estilo neocolonial, que agregava à moderna arquitetura, elementos do barroco luso-brasileiro, evocando a tradição cultural do país e do velho convento que, naquele mesmo lugar e por mais de cem anos, acolhera a Academia.

O edifício, hoje tombado como patrimônio histórico do Estado de São Paulo, abriga importante acervo cultural: nele próprio encontram-se agregados elementos dignos de nota, tais como os vitrais da escadaria, produzidos pela Casa Conrado Sorgenicht, e o mobiliário do Salão Nobre e da Sala da Congregação, confeccionado no Liceu de artes e Ofícios de São Paulo. Pinturas e esculturas de artistas renomados distribuem-se pela Faculdade homenageando velhos e inspiradores Mestres.

Largo de São Francisco, 95 - CEP: 01005-010 - São Paulo - SP
Telefone:(11) 3111-4000

Fonte: USP - Largo São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário