segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mãe dominicana fala sobre a experiência transformadora que o CNSD proporcionou ao seu filho

Queridos professores e colaboradores,

Meu nome é Fernanda, sou mãe do aluno Pedro Prata do 4º ano B... e estou aqui para compartilhar alguns sentimentos. O Pedro foi transferido este ano para o CNSD e junto com ela, minha ansiedade e meus receios (tão comuns aos momentos de mudanças). Mas, na realidade, o que tive foi uma bela surpresa!

A palavra "adaptação" teve uma dimensão muito menor do que eu podia imaginar, meu filho é outra criança. Mais feliz, comprometido, responsável, independente (aqui ainda, precisamos trabalhar um pouco mais), tem o sorriso mais aberto e sou tão grata por tudo isso.

A escola realmente me surpreendeu pelo seu compromisso, pela sua organização, pela delicadeza, pela exigência, pelos ensinamentos que se estendem, com certeza, aos pais. Vocês têm feito parte da educação do Pedro. Não só pelos momentos vividos no cotidiano da sala de aula, mas por tudo que isso pode envolver: pelos exemplos dados, pela atenção de todos (a começar pelo pessoal da portaria e passando por cada cantinho da escola), pelo olhar carinhoso, pela responsabilidade demonstrada através de pequenos gestos, pela Escola de Esportes, pela vontade que ele tem de chegar mais cedo na escola, pelas aulas de Catequese, pela participação nas atividades extras...

Estou aqui para agradecê-los!

Esta semana, em uma atividade de Formação Continuada, tive a oportunidade de ver um vídeo e um texto de Rubem Alves que me fizeram lembrar do CNSD. Abaixo o texto (que não é meu, não são minhas palavras, mas expressam e retratam muito bem tudo que temos vivido).

Tenho certeza que o Pedro terá um desempenho muito melhor no próximo semestre, como aluno e como cidadão de valor.


"...Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados têm sempre um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado..." (Rubem Alves).


Meu abraço,
Fernanda Frange Soares

Um comentário:

  1. Que depoimento emocionante.
    Eu tenho um sentimento de gratidão pela escola muito grande foi onde aprendi ler e escrever e hoje sou professora. Ver a repercussão desse lindo trabalho no depoimento acima é maravilhoso e gratificante!

    ResponderExcluir