quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"O legado africano no Brasil"

Desde que os portugueses chegaram ao Brasil e aqui colonizaram, sua principal mão de obra para os mais diversos fins eram os escravos negros. Trazidos da África em navios negreiros, essas pessoas carregaram consigo por todo o Atlântico sua cultura e para o Brasil trouxeram-na e fixaram-na por todo o território.

Percebe-se diariamente a contribuição da cultura africana na construção da identidade brasileira. São palavras, como Uberaba, Ituiutaba, acarajé, são as músicas, como o samba e o pagode, são os instrumentos musicais, como o berimbau e o batuque, na religião com os deuses e os orixás. A herança deixada pelos africanos foi imensa.

A capoeira, um estilo de luta dançado, foi criado pelos escravos e foi utilizado como forma de se libertarem da força da escravidão a que eram submetidos nas fazendas. Aqueles que conseguiam, fugiam para os Quilombos dentro das matas brasileiras, que eram comunidades onde os escravos podiam viver livremente, sendo o mais famoso de todos o dos Palmares. Até hoje a capoeira é praticada por diversos brasileiros como esporte.

Deve-se levar em consideração também a contribuição das estruturas e dos monumentos presentes nas cidades. Cada igreja, casa, monumento, fazenda, estrada datada do período colonial e imperial foi erguida com o suor negro. A escravidão no Brasil deixou marcas em qualquer lugar em que hoje se vá, foi graças aos negros retirados a força da África que temos uma riqueza cultural e estrutural.

O ensino obrigatório sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, o feriado da Consciência Negra, assim como a Lei das Cotas, são formas de valorizar e resgatar o passado de dívidas que temos com os negros por toda a opressão sofrida. Faz-se necessário também o contínuo trabalho em parceria entre a escola, família e o governo para educar as crianças a tratarem as pessoas de qualquer etnia como igual e reeducar os brasileiros a terem tal mentalidade. A ênfase na valorização histórica da cultura negra para atual identidade brasileira deve ser disseminada por todo o Brasil.

Texto escrito pela aluna Stella Monteiro Ali - 2ª série "B". 

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário