sexta-feira, 31 de agosto de 2018

"A situação hídrica do Brasil"

No Egito antigo comandado por José, o Rio Nilo era a única fonte de sustento e para abastecer todo o território egípcio foi necessária a criação de um plano de abastecimento e conservação da água. Dessa maneira, na situação hídrica em que o Brasil se encontra atualmente, medidas devem ser tomadas a fim de erradicar e melhorar as condições hídricas do país, com o apoio da população e com um maior aproveitamento da água presente no território brasileiro por parte dos órgãos responsáveis.

É indubitável que um país com abundância hídrica na Amazônia não consiga suprir a demanda, já que, além de faltar um planejamento, o governo não se mobiliza como deveria. Como dizia Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim, seguindo essa linha de pensamento, como o Brasil vai melhorar se não é falado nada a respeito da água a sua população e tudo que mais se vê é desperdício e má utilização da água começando dentro das casas.

Ademais, uma situação análoga ocorreu no estado de São Paulo, decorrente da crise e da falta de água, que contou com o apoio da população subliminarmente com o mecanismo de racionamento. Dessa forma, a população não deve se esquecer que a água é um recurso limitado que atua coletivamente em prol de um bem maior e sem responsabilidade ela irá embora mais cedo.

Portanto, medidas são necessárias para combater a escassez hídrica no Brasil. Destarte os governantes estaduais devem se reunir a fim de elaborar um mecanismo de trabalho em conjunto e uma nova fonte de abastecimento deve ser criada, promovendo uma maior interação hídrica entre os estados de maneira célebre e justa, contando também com o apoio da população, distribuindo cartilhas educativas nas escolas, promovendo o ganho de conhecimento e uma reeducação quando se trata de conservação da água no Brasil.



Rai Figueiredo Valadares  

1ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário