quinta-feira, 17 de março de 2016

"A descriminalização do consumo de drogas no Brasil"

Hoje em dia, muito se sabe a respeito das sérias consequências e dos efeitos colaterais que o consumo de drogas traz para seus usuários. Assim, a descriminalização desse consumo, especialmente no Brasil, causaria mudanças drásticas no pensamento das pessoas e em suas culturas, uma vez que com isso as sociedades passarão a enxergar as drogas como algo normal e que pode ser consumido sem gerar danos à saúde.

Segundo o sociólogo Durkeim, o fato social são as regras criadas para a vida social e uma de suas características é a coercitividade, a qual pressionaria os indivíduos a cumprirem as determinações da sociedade na qual estão inseridos. Com base nisso, é possível concluir que a grande maioria das pessoas se sentem pressionadas a não ingerir drogas, justamente pelo fato de ser considerado incorreto segundo a pressão social. Porém, a partir do momento que essa atitude for descriminalizada, sua incidência aumentará e as pessoas passarão a vê-la com certa naturalidade e também aderirão a ela, o que significaria uma mudança no que fora determinado anteriormente por esta mesma sociedade.

Somado ao aumento de consumidores de drogas, virá também o aumento de doenças como enfisema pulmonar, desnutrição, cirrose e câncer no fígado, insuficiência renal, entre outras. Com isso ocorrerá conjuntamente o aumento de mortes precoces, visto que o sistema de saúde público brasileiro não oferece um tratamento digno, abrangente e eficaz e nem todos têm condições de pagar por planos privados de saúde. Isso tudo seria acarretado pela ingestão de substancias, até então proibidas, como a maconha, a cocaína, o crack, entre outras.

Com isso conclui-se que a descriminalização do uso de drogas gerará inúmeros prejuízos para as sociedades atuais e mais ainda para as gerações futuras, as quais conviverão com um maior e mais fácil acesso a essas substâncias e sofrerão as consequências disso. Além de que o próprio Brasil será afetado, posto que com o aumento de mortes precoces e longevidade – um dos critérios para medir o índice de desenvolvimento humano de um país – também sofrerá quedas.




Texto escrito pela aluna Gabrielle Beatriz Rocha de Paiva - 2ª série "A".

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário