quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Júlia Bomtempo Rocha de Sousa

nicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Júlia... meiga, delicada e pensativa partilha sua vida e o que espera dela!

Nome completo
Júlia Bomtempo Rocha de Sousa

Idade 
17 anos

Como é conhecida no CNSD?
Bomtempo

Desde quando estuda no colégio? 
Desde o 2º ano (EF1).

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Dá um aperto no coração, muita saudade e ao mesmo tempo.. um sentimento de dever cumprido!

O que pretende cursar e em qual instituição?
Pretendo estudar Medicina Veterinária na UNIUBE.

Qual a expectativa para 2014?
Cursar faculdade. Ter um ótimo desempenho e ser cada vez vez mais esforçada e dedicada.

Do que mais sentirá saudade?
Vou sentir saudade dos professores e das minhas amizades mais próximas: Thaís Alves, Anne Oliveira, Stefânia França, Letícia Gerolin, Isabela Catananti, Ingrid e Amanda Bellochio.

Veja abaixo a escolha de Júlia para 2014:
Sobre o Curso Medicina Veterinária
O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

O mercado de veterinária clínica e cirúrgica está relativamente saturado nos grandes centros. Mas a demanda é grande nas cidades menores. A recente ascensão de 30 milhões de brasileiros à classe média tem tudo a ver com esse aquecimento. "Conforme melhora a condição econômica dos habitantes dessas regiões, cresce também a busca pelo atendimento em clínicas veterinárias destinadas a animais domésticos", diz Angela Patrícia Santana, coordenadora do curso da UnB. Outras áreas estão aquecidas - controle e inspeção de alimentos, saúde pública, zoonose e nutrição de animais de companhia. Na área de alimentos, faltam profissionais para adequar as condições de produção às normas de exportação.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias); fonte: Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo.

Curso
Nos dois primeiros anos, o estudante tem aulas de anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética e relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS), entre outras. Em seguida, o aluno começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, que são realizadas em laboratório, continuam ganhando espaço na grade curricular da maioria dos cursos de medicina veterinária. No último ano da graduação, é obrigatório fazer estágio.

Duração média: cinco anos.

Fonte: Guia do Estudante


Sobre a UNIUBE - Universidade de Uberaba
A trajetória da Uniube -Universidade de Uberaba- teve início em 1947, quando foi criada a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1972, a Instituição foi transformada em Faculdades Integradas, estrutura mantida até o seu reconhecimento pelo MEC -Ministério da Educação- como Universidade, em 1988. Hoje, a Uniube possui campus em Uberaba e Uberlândia, e mantém 42 cursos de graduação, muitos deles com oferta também na modalidade de Educação a Distância incluindo os tecnológicos de curta duração. O programa de pós-graduação inclui dois mestrados recomendados pela Capes - Educação e Odontologia - e especializações em diferentes áreas.

Dois campus, Hospital Veterinário (parceria Uniube-ABCZ-FAZU), Clínicas Integradas e a Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Alfredo Freire formam a estrutura da Uniube em Uberaba para o ensino de graduação e de pos-graduação. O Campus Centro, com 10.000 metros quadrados de área, está localizado na avenida Guilherme Ferreira, nº 217. Nele funciona a sede da Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube e o setor de clínicas. O principal suporte para o ensino de graduação está situado no campus Aeroporto, na avenida Nenê Sabino, nº 1801 ocupando uma área de 350 mil metros quadrados.

Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217 - Bairro: Centro - CEP: 38.010-200 - Telefone: (34) 3319-6600
Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário - CEP: 38.055-500 - Telefone: (34) 3319-8800
 
Fonte: Uniube

Nenhum comentário:

Postar um comentário