terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Bruno Francisco de Sousa

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Bruno... simpático, desenvolto e educado conta suas expectativas!

Nome completo
Bruno Francisco de Sousa

Idade 
18 anos

Como é conhecido no CNSD?
Bruno e Baixista

Desde quando estuda no colégio? 
Desde o 6º ano (EF2).

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
É um divisor de águas na minha vida. Porque ao mesmo tempo em que uma etapa essencial está sendo concluída, uma outra jornada com novos desafios vem a seguir...

O que pretende cursar e em qual instituição?
Pretendo estudar Relações Internacionais e tenho preferência por UFU, UnB e UNAERP.

Qual a expectativa para 2014?
Cursando faculdade!

Do que mais sentirá saudade?
Com certeza, o que mais sentirei saudade é do ambiente acolhedor da escola e das amizades verdadeiras que fiz ao longo dos anos. Amizades que levarei comigo por toda a vida...

Veja abaixo a escolha de Bruno para 2014:
Sobre o Curso Relações Internacionais
É a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior. Promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multinacionais. A internacionalização da economia amplia o campo de atuação desse profissional, que pode trabalhar em ministérios, embaixadas e ONGs.

A globalização exige que as empresas brasileiras alarguem seus horizontes e internacionalizem suas atividades. "O profissional em relações internacionais pode atuar em multinacionais como ‘diplomata corporativo’, trabalhando na elaboração e implantação de projetos, captação de investimentos, negociação internacional, dentre outras atividades", diz Matheus Souza, da Unijorge. Os postos de trabalho estão concentrados no eixo Rio-São Paulo e em Brasília, mas novas vagas aparecem em capitais nordestinas.

Salário inicial: de R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00 (fonte: prof. Matheus Souza, da Unijorge). 


Curso 
O currículo do curso de Relações Internacionais divide-se em três grandes áreas: política, direito e economia. Durante a graduação, os alunos estudam bastante sociologia, economia e história. Questões sobre a guerra e a paz, o papel das organizações internacionais e a integração regional são alguns dos temas tradicionais. Além disso, têm aulas práticas, durante as quais fazem simulação de negociações políticas, empresariais, comerciais e diplomáticas. Trata-se de uma formação que exige muita leitura e o domínio de línguas estrangeiras - o inglês é indispensável. Na maioria das instituições de ensino é necessário que os estudantes façam estágio em empresas ou instituições públicas ou privadas que possuem atuação internacional. As escolas exigem a realização de um trabalho de conclusão de curso. Atenção: a UFMG oferece o curso de Relações Econômicas Internacionais, e a UFRJ, Defesa e Gestão Estratégica Internacional

Duração média: quatro anos.

Fonte: Guia do Estudante 


 Sobre a UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) oferece atualmente 60 cursos de graduação , 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão.
Esta estrutura acadêmica está organizada em 28 Unidades Acadêmicas ( Faculdades e Institutos) nas áreas de Ciências Biomédicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Artes. A UFU conta com um universo de 1.300 professores, 17.000 alunos e cerca de 3.000 técnicos administrativos (a maior parte trabalhando no Hospital de Clínicas), desenvolvendo suas atividades com base no compromisso da educação pública, gratuita e de qualidade.

Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica -Uberlândia - MG
Telefone: 34 3239-4411

Fonte: UFU


 Sobre a UnB - Universidade de Brasília
A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Atualmente, possui 2.445 professores, 2.630 técnicos-administrativos e 28.570 alunos regulares e 6.304 de pós-graduação. É constituída por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados.
Oferece 109 cursos de graduação, sendo 31 noturnos e 10 a distância. Há ainda 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os órgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107-3300

Fonte: UnB


Sobre a UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto A UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto foi a primeira instituição de ensino superior da região de Ribeirão Preto. Fundada em 1º. de junho de 1924 como Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto, por um grupo de idealistas profissionais de saúde, intelectuais e educadores, desde sua implantação tinha como objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e cultural da então rica capital do café, hoje principal polo sucroalcooleiro do País.Daquele visionário projeto inicial, a trajetória da UNAERP teve forte expansão a partir do final da década de 1950, quando o professor Electro Bonini (1913 – 2011), assumiu a administração.
Reconhecida como Universidade em 1985, a UNAERP foi nomeada oficialmente como Universidade de Ribeirão Preto e passou a ter como reitora a professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, que já atuava na diretoria da Instituição e, ao lado do professor Electro, havia conduzido o processo de reconhecimento. Quando do reconhecimento, a Universidade já investia em pesquisas nas áreas de humanas, sociais, saúde, ambientais e biotecnológicas. Esses investimentos cresceram junto com a UNAERP que, a partir dos anos 90, passou a implantar novos cursos, fomentando paralelamente os projetos de pesquisas e de serviços à população. Nasceram aí, os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Engenharia de Computação, Turismo, entre outros.
Ao longo dessa quase centenária história, a UNAERP já diplomou milhares de jovens profissionais e a cada ano tem acrescentado alguma nova contribuição aos seus alunos, professores, funcionários ou à comunidade. São iniciativas que permitem aos alunos o aprimoramento da aprendizagem e formação profissional, que viabilizam aos professores e pesquisadores a excelência da prática acadêmica, e estendem à população atendimentos, serviços, orientações e apoio de valor inestimável. Assim é a trajetória e a missão da Universidade de Ribeirão Preto que nasceu e cresceu vocacionada para interagir com sua comunidade e propiciar conhecimento e seus benefícios acessíveis a todos.

Av. Costábile Romano, 2.201 Ribeirania - Ribeirão Preto-SP CEP 14096-900
0800-7718388 (16) 3603-7000

Fonte: UNAERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário