quinta-feira, 11 de abril de 2019

"As armadilhas das redes sociais"

Promulgado em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos a liberdade de expressão e ao bem-estar social. Contudo, essa declaração não é cumprida na prática como pretendido no ideal, haja visto que os comportamentos de vários cidadãos são manipulados na internet pelo controle de dados. Nesse contexto, não há dúvidas que no Brasil atual não é diferente, já que vários usuários na internet são afetados, seja pela falta de senso crítico, seja pela falta de conscientização.

Em primeira instância, é evidente que a falta de senso crítico entre os cidadãos contribui para a manipulação de várias pessoas na internet, pois em muitos casos, as vítimas da manipulação não possuem uma educação de qualidade para desenvolver senso crítico. De acordo com os fatos sociais de Durkheim, maneira de agir e pensar na sociedade pode-se perceber que a falta do senso crítico entre os populares faz com que eles propaguem ideias e informações falsas e incoerentes pela sociedade, agindo e pensando, assim, de forma ignorante na sociedade, o que contribui para a propagação de falsas informações. Desse modo, o Estado deve investir na educação para que os futuros cidadãos desenvolvam o senso crítico e não propaguem ideias falsas.

Por outro lado, a falta de conscientização para a população faz com que eles não saibam as manipulações que as redes sociais fazem e os seus males na sociedade. Segundo Bauman, sociólogo polonês, “a rede social é uma armadilha”, nota-se que as redes sociais podem ensinar e fazer o cidadão praticar ideias erradas, podendo até, capturar dados pessoais, por isso que as redes sociais são armadilhas e devem ser acessadas com cuidado pelos cidadãos. Logo, o Estado deve investir em campanhas de conscientizações para que os populares tenham conhecimento sobre a internet e as suas falsas notícias.

Portanto, pode-se concluir que a internet manipula os seus usuários com notícias falsas no Brasil e no mundo. Assim, o Estado deve investir na educação dos seus populares, por meio de investimentos em computadores escolares e com o apoio do MEC (Ministério da Educação), incluir o estudo de informática nas escolas, garantindo a educação e o ensinamento aos jovens sobre as manipulações de informações na sociedade. Outra solução são os investimentos em campanhas de conscientização pelo Estado com o apoio de mídias, como a televisão e cartazes distribuídos nas cidades, visando conscientizar e educar a sua população sobre as falsas notícias e manipulações na internet, amenizando, assim, o problema do controle de dados e manipulações nas redes sociais do Brasil e garantindo mais seguranças nas redes sociais aos indivíduos. 




Arthur Vinicius Silva Ribeiro

3ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário