terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "Subserviência algorítmica"


Na sociologia e na literatura, o indivíduo foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso que acontece nas redes sociais. A quem não basta pouco, nada basta. Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada por Epicuro valoriza a virtude de exposição dos usuários nos meios virtuais que, com o advento da internet, foram inundados com o surgimento de novos paradigmas nas esferas de comunicação e da informação. Portanto, a manipulação do comportamento pelo controle de dados na internet é fruto da obediência influenciada e também da falta de autocriticidade humana para governar a si mesmo.

A alienação programada constitui o fato social de Durkheim, visto que exerce influência direta na maneira de agir e pensar do usuário, que, por sua vez, deixa se afetar não pela decisão informada, mas sim pela obsoleta imagem programada de liberdade de escolha. É por meio dessa influência marcada que os algoritmos, opiniões formatadas em códigos, constroem um perfil condizente ao usuário cada vez mais vulnerável a que suas escolhas passem a ser apenas uma reação a likes inertes. Com isso, a busca pela consciência individual e formadora de pensamento se faz necessária para guiar o usuário até o comportamento próprio no meio virtual.

Ademais, o usuário em meio à internet carece de seu senso crítico por via da comercialização do seu ponto de vista, prestando-se à sua venda intelectual para propagar ideologias e opiniões divergentes às suas, No entanto, o fato, a análise e a indução, parceiros fundamentais da razão, deveriam situar o homem em torno de sua situação virtual. Assim, seguindo o pensamento pitagórico de educar os jovens de hoje para nçao puni-los amanhã, a educação é pilar fundamental no desenvolvimento crítico individual em busca de uma opinião verdadeira e sensata.

Em suma, para que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet seja estereotipada, é imprescindível o planejamento governamental na área educacional, visando melhorias na formação intelectual jovem, aliado ao acompanhamento virtual dos usuários na internet por meio da família, sendo, por meio dela, aconselhados a manter sua privacidade conservada e sua opinião condizente ao seu pensamento.


Mariana Araújo Bojikian

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário