quinta-feira, 12 de setembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Letícia Manzan Alves

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Letícia... meiga e tímida. Numa fala tranquila contou sobre as suas expectativas e escolhas para 2014.



Nome completo
Letícia Manzan Alves

Idade
17 anos

Como é conhecido no CNSD?
Manzan

Desde quando estuda no colégio?
Desde a Primeira série EM.

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Fico um pouco triste, mas muito feliz porque sei que começarei uma nova etapa na minha vida. No entanto, sentirei falta dos anos de Ensino Médio.

O que pretende cursar e onde?
Escolhi Arquitetura pela UFU  ou USP São Carlos.

Qual a expectativa para 2014?
Cursar a Faculdade de Arquitetura em Uberlândia. E já estou combinando com algumas amigas, aqui do CNSD, para morarmos juntas. Pois, assim, uma ajuda a outra nesta fase de transição.

Do que mais sentirá saudade?
Dos amigos que ficarão em Uberaba ou estudarão em outras cidades. Porque mesmo sem querer, acabamos perdendo o contato.
Sentirei saudades dos Professores, alguns se transformaram em amigos, como o Emerson, e também o Coutinho e Paulo Roberto [que já saíram da escola].


Veja abaixo a escolha de Letícia para 2014: 
Sobre o Curso Arquitetura e Urbanismo
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Sem dúvida, os próximos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará - a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 - movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. "Mas esse tipo de megaevento tem impacto pontual", diz Juliano Pamplona Ximenes, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. "O que efetivamente aquece o mercado com a criação de empregos formais e relações trabalhistas mais duradouras são o crescimento do mercado da construção civil em geral e o aumento no número de vagas no setor público." A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.
Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias);
Fonte: Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

Curso
O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: a Uneb-BA oferece um curso especificamente de Urbanismo, que forma o profissional que vai atuar no planejamento e desenvolvimento das cidades.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Comp. paisagística; Urbanismo.

Fonte: Guia do Estudante

Sobre a UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) oferece atualmente 60 cursos de graduação , 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão.
Esta estrutura acadêmica está organizada em 28 Unidades Acadêmicas ( Faculdades e Institutos) nas áreas de Ciências Biomédicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Artes. A UFU conta com um universo de 1.300 professores, 17.000 alunos e cerca de 3.000 técnicos administrativos (a maior parte trabalhando no Hospital de Clínicas), desenvolvendo suas atividades com base no compromisso da educação pública, gratuita e de qualidade.

Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica -Uberlândia - MG
Telefone: 34 3239-4411

Fonte: UFU


Sobre a USP - São Carlos
A implantação da USP em São Carlos começa no ano de 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Efetivamente, as atividades tiveram início cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.
No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia vão se multiplicando e, como resultado de um transbordamento, o Campus passa a contar com outras unidades de ensino. Isso acontece no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias.
Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Em 1998, o ICMSC muda de nome e passa a ser chamado de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
A unidade criada mais recentemente, também como fruto da consolidação das atividades desenvolvidas na área, foi o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em dezembro de 2010, e em fase de implantação. Hoje, essas cinco unidades de ensino - EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -, somadas à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), ao Centro de Informática de São Carlos (CISC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços, formam a USP-São Carlos.
Com o crescimento de sua estrutura ao longo dos anos, o campus universitário também ficou limitado. Em virtude disso, em 2001, teve início o processo de expansão para uma segunda área. Popularmente chamado de Campus 2 e com mais de 100 hectares, o local foi oficialmente inaugurado em 4 de novembro de 2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade.

Av. Trabalhador São-carlense, 400, Arnold Schimidt - São Carlos - São Paulo - Brasil - CEP 13566-590  
Telefone: 16 3373-9311

Fonte: USP São Carlos

 Diário de bordo do Ensino Médio: acompanhe semanalmente aqui no Blog CNSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário