quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nota do Enem vai ser usada em vestibulares de 12 universidades federais de Minas

Ele é o passaporte, a porta de entrada e, em muitos casos, o único caminho para a universidade. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz parte dos vestibulares das 12 instituições federais de ensino superior de Minas Gerais (veja quadro) e será o critério decisivo para preencher mais de 80 mil vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo o Brasil. Tudo isso faz da prova um desafio de arrepiar os cabelos dos 5,3 milhões de candidatos prontos para testar os conhecimentos no fim de semana.

Na principal instituição pública do estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular 2012. Assim como no ano passado, a instituição vai usar a nota da prova para selecionar os estudantes que terão direito a participar da segunda etapa do processo seletivo, marcada para os dias 3 a 10 de janeiro. As duas novidades para este ano são: a nota da redação será considerada apenas na segunda etapa do vestibular, e não como parte da primeira fase; e foi criada uma prova de língua portuguesa e literatura brasileira para candidatos a 44 cursos de graduação.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Enem vai ter função semelhante à que terá na UFMG, substituindo a primeira fase do vestibular. Já na federal de São João del-Rei (UFSJ), o estudante poderá escolher a nota do Enem ou a obtida na prova de conhecimentos gerais, de acordo com o melhor desempenho. E na universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), o exame nacional vai ajudar a compor a nota da primeira fase do processo seletivo.

Nas demais universidades federais mineiras e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a grande vedete será o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa, adotado pelo Ministério da Educação (MEC) desde o ano passado, usa a nota do Enem como critério para preencher vagas em instituições públicas de todo o país. Este ano, cerca de 80 universidades brasileiras aderiram ao Sisu.

O sistema funciona como um leilão de vagas, em que o estudante pode consultar a nota de corte do curso no qual pretende se inscrever e saber as suas reais chances de aprovação. E como o candidato concorre a vagas de instituições de todo o país se inscrevendo apenas pela internet e usando a nota do Enem, o Sisu facilita a mobilidade estudantil e ainda significa uma economia, já que o aluno não precisa pagar várias inscrições de vestibulares e fica dispensado de viajar para fazer provas em outras cidades.

ANSIEDADE
Candidata a uma vaga em medicina, Isabela Boncompagni, de 19 anos, é uma das estudantes que apostam todas as fichas no exame nacional. De olho numa chance nas universidades federais de Minas Gerais, de Ouro Preto (Ufop), de Viçosa (UFV) e do Rio de Janeiro (UFRJ), ela depende do sucesso na prova para participar do processo seletivo dessas instituições. “O uso do Enem de maneira unificada é uma comodidade, pois não preciso viajar para fazer várias provas. Mas, ao mesmo tempo, acho ruim, pois meu futuro está atrelado a uma única avaliação. Se, por acaso, eu não me sair bem nos testes de sábado e domingo, não tenho mais alternativas”, diz a aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte.

Assim como Isabela, outros estudantes tentam driblar a ansiedade diante da grande importância atribuída ao Enem. Nesse barco também estão Rodrigo Lara Santos e Isabela Albertini, ambos de 18 anos, que vão tentar vaga em biomedicina e engenharia mecânica, respectivamente. “Esta semana, com a proximidade da prova, está difícil controlar o nervosismo. Quando deito e ponho a cabeça no travesseiro, só consigo pensar no teste e, se durmo, tenho até pesadelos. Minha responsabilidade no fim de semana é muito grande, pois dependo do Enem para todos os vestibulares que vou disputar”, conta Rodrigo, candidato à UFMG e à UFRJ.

Além de fazer parte dos processos seletivos das faculdades, o Enem é o principal critério para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos para alunos carentes em instituições particulares; para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies); e também para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.


O SISTEMA DE CADA UMA
UFMG – O Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular 2012. A segunda etapa será aplicada de 3 a 10 de janeiro.

UFSJ – No vestibular 2012, o estudante poderá optar pela nota do Enem ou pela obtida na prova de conhecimentos gerais do processo seletivo tradicional, a ser aplicada em 10 de dezembro. Além disso, 10% das vagas serão reservadas ao Sisu. Interessados podem se inscrever até sexta-feira.

Ufop – Todas as vagas do vestibular de 2012 serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Enem 2011. Apenas os cursos de música e artes cênicas terão provas específicas de aptidão.

UFJF – O Enem vai susbtituir a primeira fase do vestibular. A segunda etapa será aplicada em 19 e 20 de dezembro. Três cursos terão os candidatos selecionados exclusivamente pelo Sisu (70% das vagas) e pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) (30% das vagas). Interessados no Pism podem se inscrever até as 15h de hoje.

UFV – 80% das vagas serão preenchidas pelo Sisu. As 20% restantes serão reservadas para o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases).

Unifal – Todas as vagas do vestibular de 2012 serão preenchidas pelo Sisu.

UFVJM – No vestibular 2012, metade das vagas serão preenchidas pelo Sisu e a outra metade pelo Programa de Seleção Seriada.

Ufla –Para o vestibular 2012, 60% das vagas serão preenchidas pelo Sisu e 40% pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS).

UFU – As vagas do vestibular 2012 serão preenchidas pelo Sisu. A exceção são os cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, dança, design de interiores, música, teatro e tradução, que terão processos seletivos próprios.

Unifei – Todas as vagas do vestibular 2012 serão preenchidas pelo Sisu.

UFTM – No vestibular de 2012, a nota do Enem 2011 será usada na composição da primeira fase, se for maior ou igual à da prova de conhecimentos gerais do processo seletivo tradicional, num índice de 50%. A prova de conhecimentos gerais será aplicada em 19 de junho. A segunda etapa será em 7 de janeiro.

Cefet-MG – 20% das vagas em cursos superiores serão preenchidas pelo Sisu. Para as restantes, haverá processo seletivo próprio, com provas marcadas para 26 e 27 de novembro. Interessados podem se inscrever até sexta-feira, às 14h.

Uemg – O vestibular 2012 terá provas tradicionais, sem aproveitamento da nota do Enem. Os testes gerais serão aplicados em 27 de novembro e também haverá exames específicos para alguns cursos.

Unimontes – Não usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As provas tradicionais do vestibular serão aplicadas em 11 de dezembro. Parte das vagas é reservada ao sistema de cotas e ao Programa de Avaliação Seriada.


Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário